JEJUM INTERMITENTE PODE MELHORAR PARÂMETROS CARDIOMETABÓLICOS MESMO SEM PERDA DE PESO?

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Jejum intermitente pode melhorar a saúde cardiometabólica, no entanto, não se sabe se esses efeitos são devidos exclusivamente à perda de peso. Por este motivo, Sutton e colaboradores realizaram estudo para determinar se o jejum prolongado pode melhorar a saúde cardiometabólica e se estes benefícios dependem da perda de peso e ingestão alimentar.

Foi realizado um estudo randomizado cross-over com ingestão de calorias e tempo de jejum controlados em homens com pré-diabetes. Os participantes passaram por dois tipos de alimentação: em um primeiro momento eles realizavam 6 horas de alimentação e ficavam 18 horas em jejum (eTRF) e em um outro momento realizavam um período de 12 horas de alimentação e 12 horas de jejum (TRF), ambos durante 5 semanas; entre essas duas intervenções, eles passavam por um período de washout de 7 semanas. Durante as fases de intervenção, os indivíduos ingeriram somente alimentos fornecidos pelos pesquisadores para manutenção do peso e redução de vieses. Foram avaliados: tolerância glicêmica, insulina pós prandial e sensibilidade à insulina após 3h da realização do teste oral de tolerância à glicose. Também foram avaliados fator de risco metabólico, marcadores inflamatórios e estresse oxidativo. Os resultados dos dois momentos foram comparados entre si para avaliação dos efeitos sobre os participantes.

A manutenção do peso foi similar em ambos os períodos da intervenção. Após o período mais restrito de jejum, não houve alteração dos níveis de glicemia. Entretanto, houve redução da insulina de jejum e dos níveis de insulina com 60 e 90 minutos após o teste oral de tolerância a glicose. Observou-se, também, melhora da responsividade das células beta, redução da resistência insulínica, e das pressões sanguíneas sistólica e diastólica. O eTRF aumentou os níveis de triglicérides em jejum, reduziu os níveis plasmáticos de marcadores de estresse oxidativo, porém não afetou marcadores inflamatórios. O eTRF também reduziu a vontade e a capacidade de comer a noite.

Os autores concluíram que 5 semanas de eTRF melhoraram parâmetros cardiometabólicos em homens com pré-diabetes - mesmo com manutenção de peso e ingestão de alimentos controlada em ambos os grupos.

Fonte:
Nutritotal
Referência:
Sutton EF et al. Early Time-Restricted Feeding Improves Insulin Sensitivity, Blood Pressure, and Oxidative Stress Even without Weight Loss in Men with Prediabetes. Cell Metab. 2018 May 8.