DIETAS DA MODA TÊM POUCO EFEITO NA PERDA DE PESO

.
“Os nossos resultados sugerem que quatro dietas populares são modestamente eficazes na diminuição do peso em curto prazo, mas esses benefícios não são sustentados a longo prazo”, concluem os autores de um estudo que avaliou a eficácia de dietas populares comerciais na perda de peso.
Trata-se de uma revisão sistemática que procurou nas bases de dados Medline, Embase e a Biblioteca Cochrane de Ensaios Clínicos, estudos clínicos randomizados que avaliaram os efeitos de quatro dietas sobre a perda de peso e fatores de risco cardiovasculares. Foram selecionados 26 artigos com um período de acompanhamento maior que 4 semanas. As dietas avaliadas foram a Atkins, South Beach, Dieta da Zona e Vigilantes do peso e foram comparadas com os resultados obtidos através da adoção de cuidados normais com a saúde, como cortar a ingestão de gordura, ser acompanhado por nutricionistas, mudar os hábitos alimentares e praticar mais exercícios físicos.

De acordo com os resultados, a mais consistente foi a dieta do Vigilantes do Peso. Após 12 meses, os que a fizeram perderam entre 3,5 kg e 5,99 kg, porém, depois de 24 meses o peso perdido foi parcialmente recuperado. Já as pessoas que mudaram os hábitos perderam entre 800 g e 5,4 kg e se mantiveram assim.
Os resultados das comparações entre a dieta de Atkins e as mudanças de hábitos foram inconsistentes. Já a comparação entre as mudanças de hábitos e a dieta de South Beach e dieta da zona não revelou diferença de peso durante 12 meses.
As análises comparando as diferenças entre as dietas de Atkins, Vigilantes do Peso e dieta da zona não demonstraram melhores índices de colesterol, pressão arterial e glicemia.
"Uma intervenção mais ampla no estilo de vida, que também envolva médicos e outros profissionais de saúde pode ser mais eficaz. E isso também transmite aos profissionais a mensagem de que as dietas populares, sozinhas, podem não ser a solução para ajudar os pacientes a perder peso", afirmam os autores.

REFERÊNCIA(S)


Atallah R, Filion KB, Wakil SM, Genest J, Joseph L, Poirier P, et al. Long-Term Effects of 4 Popular Diets on Weight Loss and Cardiovascular Risk Factors: A Systematic Review of Randomized Controlled Trials. Circ Cardiovasc Qual Outcomes. 2014 [Epub ahead of print]