JOGO DOS SETE ERROS

Caros Nutricionistas,

hoje li uma postagem interessante no Instagram da Nutricionista Juliana Araujo ( @nutricionistadecrianca ) e resolvi compartilhar.  


nutricionistadecriancaHoje vou falar um pouco sobre esse post que está rolando nas redes sociais e aproveitar para brincar do jogo dos 7 erros!!!  

➡️ERRO 1: Inicialmente, precisamos saber que um bebê de 3 meses está com seu organismo totalmente imaturo para receber qualquer outro alimento que não seja o leite materno ou na impossibilidade do leite materno uma fórmula infantil adequada. (Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria)

➡️ERRO 2: A alimentação complementar, ou seja, a introdução de novas comidinhas (frutas, legumes, carnes) deve ser iniciada apenas quando o bebê já está com 6 meses e de forma gradual, sem exageros! E lembre-se que esses novos alimentos devem ser os mais naturais possíveis, vindos de plantinhas e ditos "sem rótulos" (vejam post anterior sobre esse assunto)! 

➡️ERRO 3: Segundo o fabricante do Mucilon, ele só deve ser introduzido na alimentação dos bebês a partir de 6 meses e sob orientação do pediatra ou do nutricionista. Ressaltando que mesmo para os bebês de 6 meses esse produto deverá ser introduzido com moderação, pois o açúcar é seu segundo principal ingrediente; 

➡️ERRO 4: O mel é um alimento muito perigoso, por ter o risco de conter esporos da bactéria Clostridium Botulinum, que provoca o botulismo. Então mel só acima de 1 ano ou mais; 

➡️ERRO 5: Os tão famosos chás para bebês devem ser adiados para após os 6 meses ou mais; 

➡️ERRO 6: A água de coco deve seguir a mesma regra de introdução dos outros alimentos, ou seja, depois dos 6 meses; 

➡️ERRO 7: Os sucos não podem ser liberados livremente, se forem introduzidos, que não ultrapassem a quantidade de 100ml ao dia e APENAS após os 6 meses!!! 

Então mamães, papais, vovós, titios, cuidadores...tenham muito cuidado com o que estão dizendo para você oferecer ao seu bebê!  Isso tudo é muito sério e pesquisas mostram os grandes prejuízos que a introdução errada dos alimentos na infância podem causar! 😣 #dicadehoje #nutricaocomamor #nutricaoinfantil #porumavidamelhor #procureumnutricionista