CARTA ABERTA AOS NUTRICIONISTAS DO CEARÁ

.
Caros Colegas.

Conclamamos todos os nutricionistas que atuam no Estado do Ceará a apoiar e participar ativamente, nos meses de agosto e setembro de 2014, dos eventos em comemoração ao dia do nutricionista, que estão sendo organizados pela parceria conjunta entre SINDNUCE, CRN6, UECE, UNIFOR, ESTÁCIO-FIC, FANOR, FAMETRO, Faculdades INTA (Sobral), IFCE (Limoeiro do Norte) e FJN (Juazeiro do Norte), com apoio do SESC e do CONSEA e patrocínio do grupo M. DIAS BRANCO e da SODEXO.
Pela primeira vez, conseguimos montar, em nosso estado, um calendário integrado de ações entre todas as instituições envolvidas, como forma de melhor concentrar todos os esforços em prol de uma maior valorização do nutricionista,trazendo à tona, em diferentes seguimentos da sociedade, a discussão sobre nosso verdadeiro papel e responsabilidade social, em defesa de nossas atribuições profissionais, que andam bastante ameaçadas ultimamente.
As atividades se iniciam no dia 30 de agosto, com a realização do Fórum de Coordenadores, Docentes e Preceptores de Cursos de Nutrição do Ceará e da Assembleia Geral do SINDNUCE para definição dos novos valores de honorários trabalhistas dos nutricionistas em nosso estado, finalizando o dia com um circuito de ações junto à população na Av. Beira Mar de Fortaleza.
Nos dias seguintes, teremos ações de orientação nutricional à população na Praça do Ferreira (1º de setembro), a realização do Simpósio Científico de Nutrição, no dia 3 de setembro, no auditório da FIEC, seguido de Jantar Comemorativo dos Nutricionistas, e fechando com audiência pública na Câmara dos Vereadores de Fortaleza, no dia 8 de setembro.
Toda a programação foi feita com todo o carinho e empenho, pensando no bem do nutricionista, e esperamos que os colegas prestigiem de fato esses momentos, para que tenhamos sucesso nessas empreitas.
Lembremos que não há vitória sem sacrifícios! Nossos resultados, enquanto classe profissional, positivos ou negativos, são reflexos de nossas condutas econsciências coletivas. Então se queremos resultados profissionais diferentes, devemos assumir uma postura profissional e organizacional muito diferente da atual.
Esperamos que os colegas saiam dessa inércia danosa e comecem a pôr um fim a momentos de assembleias sindicais esvaziadas, de eventos com expectativas inalcançadas e de lamentações pelo que não temos e não somos como classe profissional.
É tempo de romper amarras, de abandonar nossos desgastados murmúrios, de transcender nossos velhos paradigmas, de sair do conformismo com qualquer insucesso pessoal ou profissional, de levantar a bandeira de luta por uma nova realidade profissional e trabalhista, de amar com todas nossas as forças o “ser nutricionista”, de assumir as rédeas de todas as nossas responsabilidades políticas e de lutar pela construção de um novo tempo para todos os nutricionistas do Ceará.

Contamos com a real participação de todos e vamos à luta!
Fortaleza-CE, 25 de agosto de 2014
THIAGO SILVA E QUEIROZ