A NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO AUXÍLIO DAS DORES E LESÕES ARTICULARES

.
Sabe-se que, no mundo das artes marciais, os atletas são expostos diariamente a graves lesões e dores articulares, quer seja nos joelhos, punhos, cotovelos e/ou tornozelos. Com o auxílio da nutrição esportiva, que com os recursos ergogênicos (ergo = trabalho; gen = produção de) dispostos no mercado, tais atletas podem estar se prevenindo contra esses momentos indesejáveis, aumentando e melhorando sua performance dentro dos octógonos ou tatames, diminuindo, assim, o tempo de “estaleiro” (período de recuperação).
Por exemplo, os praticantes de jiu jitsu convivem diariamente com dores articulares ou inflamações, dependendo do nível da lesão, por ser um esporte que visa sempre finalizar o oponente através de imobilizações articulares. Em não havendo o cuidado de se manter a integridade do adversário, pode-se induzir até fraturas expostas.

Atualmente, no mercado dos suplementos e produtos manipulados encontramos um poderoso recurso ergogênico composto por Glucosamina, Condroitina, Ácido Hialurônico e MSM (Metilsulfanilmetano), que juntos entram em sinergia e ajudam contra as dores e inflamações articulares. Falemos um pouco de cada um:
Glucosamina – é uma molécula natural utilizada na biossíntese dos proteoglicanos que integram a matriz da cartilagem articular com o ácido hialurônico presente no líquido sinovial. A falta de glucosamina acarreta em diminuição da permeabilidade da cápsula articular (devido ao processo inflamatório) e alterações enzimáticas nas células da membrana sinovial e da cartilagem (falha na conversão de glicose em glucosamina). O aporte exógeno desse substrato estimula a produção de proteoglicanos, o crescimento e regeneração das superfícies articulares, a síntese de ácido condroitinsulfônico e favorece a calcificação do osso.
.
Acido Hialurônicoauxilia na lubrificação e na absorção de impactos das articulações.
Metilsulfonilmetano (MSM)o MSM representa uma fonte natural de enxofre para o corpo, sendo um componente essencial para a construção dos aminoácidos contidos nas proteínas. Outros benefícios oferecidos pelo MSM são o alívio da artrite, melhoria da flexibilidade e rapidez na cicatrização de feridas. 
Condroitina – consiste numa cadeia de moléculas repetidas, chamadas de mucopolissacarídeos, a qual existe naturalmente nas cartilagens, pele e ossos; e que formam junto com as proteínas não-globulares a matriz intercelular. Possui também a propriedade de formar soluções viscosas com alto poder hidratante. A condroitina está presente no revestimento dos vasos sanguíneos e bexiga urinária, ajudando a prevenir os movimentos anormais do sangue, urina ou de componentes que cruzam a barreira dos vasos ou da parede da bexiga.
 .
Ainda podemos destacar que o uso associado de Vitamina C que juntamente com o MSM estimula a produção de colágeno.
Este conjunto de nutrientes é excelente recurso na nutrição esportiva atual no auxilío à redução de dores e inflamações articulares, mas devemos sempre lembrar de, antes de usar qualquer suplemento ou recurso ergogênico, consultar um nutricionista esportivo para verificar suas reais necessidades e analisar possíveis efeitos colaterais oriundos do uso desses compostos em megadoses.
.
Rafael Rabelo
Nutricionista Esportivo
.
Av. Rui Barbosa,3135  - Aldeota
Telefones: 3055.8694/9201.8332
Email: rafaelrabelo_nutriesportivo@hotmail.com
Instagram: rafarabelonutri
Facebook: www.facebook.com/rafaelrabelo