SUPLEMENTAÇÕES DE ANTIOXIDANTES E GLUTAMINA MELHORAM CICATRIZAÇÃO DE PACIENTES VÍTIMAS DE TRAUMA


Estudo publicado por pesquisadores alemães na revista científica Clinical Nutrition demonstrou que a administração de suplemento oral contendo antioxidantes e glutamina aumenta a rapidez na cicatrização de feridas de pacientes que foram vítimas de trauma.

A pesquisa foi randomizada, do tipo duplo-cego e controlada com placebo, que avaliou 20 pacientes vítimas de trauma. Para inclusão no estudo, os pacientes selecionados deveriam apresentar distúrbios na cicatrização de feridas. Os pacientes foram distribuídos em dois grupos: grupo suplementação, que recebeu durante 14 dias, duas vezes por dia, suplemento oral com micronutrientes antioxidantes (vitamina C [500mg/dia], alfa-tocoferol [166mg/dia], beta-caroteno [3,2mg], zinco [6,6mg/dia], selênio [100mcg/dia]) e dois sachês de glutamina (2 x 22,4g/dia); grupo placebo que recebeu maltodextrina também durante 14 dias.

Foram determinados antes e após a suplementação, os níveis séricos de micronutrientes, glutamina e da proteína VEGF-A (fator de crescimento vascular endotelial A). Para avaliar a cicatrização foram utilizados parâmetros da microcirculação, além do horário de entrada no estudo até o momento do fechamento da ferida.

Houve aumento nos níveis séricos de selênio no grupo que recebeu a suplementação (p=0,009), mas não houve alteração para os demais micronutrientes estudados. Os níveis de glutamina diminuíram somente no grupo placebo (562±68 [inicial] vs 526±55 mmol/l [final]; p=0,047). Não houve alteração nos níveis de VEGF-A entre os dois grupos estudados.

Em relação aos parâmetros de microcirculação, houve diminuição da saturação de oxigênio no grupo placebo (p=0,043), indicando piora da oxigenação na ferida, dificultando a sua cicatrização. O tempo de fechamento da ferida ocorreu mais rapidamente no grupo suplementado (35 ± 22 dias) do que no grupo placebo (70 ± 35 dias; p=0,01).

“Nosso estudo demonstrou, pela primeira vez que a suplementação de micronutrientes antioxidantes e glutamina está associada com o rápido fechamento de feridas em pacientes traumatizados e com dificuldade de cicatrização. No entanto, os mecanismos subjacentes ainda devem ser esclarecidos”, concluem os autores.



Referência(s)

Blass SC, Goost H, Tolba RH, Stoffel-Wagner B, Kabir K, Burger C, et al. Time to wound closure in trauma patients with disorders in wound healing is shortened by supplements containing antioxidant micronutrients and glutamine: A PRCT. Clin Nutr. 2012 Jan 25. [Epub ahead of print]