“ALMOÇO E NEGÓCIOS”

              Você nutricionista que presta serviço de consultoria ou trabalha em restaurantes, lanchonetes e afins, conhece o mercado no qual está inserido, conhecido como Food Service ou também chamado de Alimentação Fora do Lar?
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         Esse é um dos mercados que mais cresce nos últimos 10 anos, apresentando um crescimento de 3 a 5 vezes acima de nosso PIB, como podemos ver no gráfico abaixo:
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         As empresas que participam desse mercado são aquelas que vendem alimentos e bebidas para consumo imediato, preparados por operadores, tais como  restaurantes, padarias, lanchonetes e etc, podendo o consumo acontecer no próprio estabelecimento ou em outros locais, como a própria casa do consumidor.
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         Nesse mercado temos toda uma cadeia produtiva e de distribuição, envolvendo indústrias de alimentos e bebidas, insumos, equipamentos, distriduiores e serviços especializados focados nas empresas que preparam e fornecem esses alimentos e bebidas prontos para o consumo.
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         O mercado de Alimentação Fora do Lar, movimentará R$ 91 milhões em 2012 e representará 25% do custo de com alimentoção do povo brasileiro. Os principais fatores que influenciam essas cifras são algumas mudanças que vêm ocorrendo em nossa sociedade. O primeiro é a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, o que diminui a parcela de tempo que as mulheres dedicam à atividade de cozinhar e muitas atualmente optam por não desenvolver essa atividade. Outro fator é o aumento de renda da população e  as crescentes dificuldades com o  trânsito, tais como grandes congestionamentos, longas distâncias a percorrer entre casa e trabalho. Esses transtorno tem provocado uma maior procura de restaurantes, lanchonetes e padarias. Isso é verificado facilmente em pesquisas que mostram que 83% do mercado de alimentação fora do lar é representado pelo almoço, seguido pelo lanche da tarde com  15% desse total.
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         Nem tudo são flores na Alimentação fora do Lar. Por se tratar de um mercado volátil, seus empresários enfrentam a necessidade de adaptação constate às mudanças de preferências do consumidor e à alta concorrência. Para completar esse quadro, a cada 100 brares e restaurantes abertos, 35 fecham no primeiro ano de atividade, principalmente devido a má gestão administrativa.
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         Para Enzo Donna, consultor especializado no mercado de Food Service, só irá sobreviver aquele que encarar seu negócio como uma verdadeira empresa, independente de seu tamanho. O caminho para esse objetivo passa pela transformação do empreendedor em empresário, pelo controle estratégico dos gastos e custos com mensuração e controle de perdas, boa gestão e atendimento qualificado e profissional.
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         As empresas de alimentação fora do lar enfretam alguns problemas externos, trais como o alto nível de carga tributária, forte monitoramento legal (Lei Seca, Lei do Fumo) e altas taxas de juros em linhas de financiamento. Seus problemas internos vão desde  dificuldades para contratação de mão-de-obra qualificada, falta de profissionais de gestão especializados nesse tipo de negócio até malha de distribuição dos fornecedores ineficiênte e cara.
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         Soluções para esses problemas já começam a aparecer através da capacitação da mão-de-obra, através da procura de estudo por parte do próprio empresário, surgimento de revistas especializadas e contratação de empresas de consultoria.
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         Quem quer se manter competitivo nesse mercado deve aproveitar as tendências que surgem para criar diferenciação. As oportunidades surgem na gestão da higiene e segurança alimentar de seu estabelecimento, no desenvolvimento de ações que visem a sustentabilidade da operação, na construção da excelência no atendimento com informações confiáves e preços honestos, na sofisticação de cardápios através de novas propostas gastronômicas, nas harmonizações entre alimentos e bebidas buscando o parzer da refeição e por fim no desenvolvimento de ambientes especiais para a socialização fincada numa boa refeição.
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         Com um bom planejamento, ajuda de consultorias especializadas, profissionalismo e uma ótima proposta de valor para o cliente, os empresários estarão aptos para vencer as dificuldades do mercado de Alimentação fora do Lar e aproveitar suas grandes oportunidades.
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Referências:
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Autor:
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Filipe Brito
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Nutricionista pela UECE
MBA em Marketing pela FGV
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