Você
nutricionista que presta serviço de consultoria ou trabalha em restaurantes,
lanchonetes e afins, conhece o mercado no qual está inserido, conhecido como
Food Service ou também chamado de Alimentação Fora do Lar?
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Esse é um dos mercados que mais cresce
nos últimos 10 anos, apresentando um crescimento de 3 a 5 vezes acima de nosso
PIB, como podemos ver no gráfico abaixo:
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As empresas
que participam desse mercado são aquelas que vendem alimentos e bebidas para
consumo imediato, preparados por operadores, tais como restaurantes, padarias, lanchonetes e etc,
podendo o consumo acontecer no próprio estabelecimento ou em outros locais,
como a própria casa do consumidor.
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Nesse mercado temos toda uma cadeia
produtiva e de distribuição, envolvendo indústrias de alimentos e bebidas,
insumos, equipamentos, distriduiores e serviços especializados focados nas
empresas que preparam e fornecem esses alimentos e bebidas prontos para o
consumo.
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O mercado de Alimentação Fora do Lar,
movimentará R$ 91 milhões em 2012 e representará 25% do custo de com
alimentoção do povo brasileiro. Os principais fatores que influenciam essas
cifras são algumas mudanças que vêm ocorrendo em nossa
sociedade. O primeiro é a crescente participação das mulheres no mercado de
trabalho, o que diminui a parcela de tempo que as mulheres dedicam à atividade
de cozinhar e muitas atualmente optam por não desenvolver essa atividade. Outro
fator é o aumento de renda da população e
as crescentes dificuldades com o trânsito, tais como grandes
congestionamentos, longas distâncias a percorrer entre casa e trabalho. Esses
transtorno tem provocado uma maior procura de restaurantes, lanchonetes e
padarias. Isso é verificado facilmente em pesquisas que mostram que 83% do
mercado de alimentação fora do lar é representado pelo almoço, seguido pelo
lanche da tarde com 15% desse total.
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Nem tudo são flores na Alimentação fora
do Lar. Por se tratar de um mercado volátil, seus empresários enfrentam a
necessidade de adaptação constate às mudanças de
preferências do consumidor e à alta concorrência.
Para completar esse quadro, a cada 100 brares e restaurantes abertos, 35 fecham
no primeiro ano de atividade, principalmente devido a má gestão administrativa.
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Para Enzo Donna, consultor especializado
no mercado de Food Service, só irá sobreviver aquele que encarar seu negócio
como uma verdadeira empresa, independente de seu tamanho. O caminho para esse
objetivo passa pela transformação do empreendedor em empresário, pelo controle
estratégico dos gastos e custos com mensuração e controle de perdas, boa gestão
e atendimento qualificado e profissional.
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As empresas de alimentação fora do lar
enfretam alguns problemas externos, trais como o alto nível de carga
tributária, forte monitoramento legal (Lei Seca, Lei do
Fumo)
e altas taxas de juros em linhas de financiamento. Seus problemas internos vão
desde dificuldades para contratação de
mão-de-obra qualificada, falta de profissionais de gestão especializados nesse
tipo de negócio até malha de distribuição dos fornecedores ineficiênte e cara.
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Soluções para esses problemas já
começam a aparecer através da capacitação da mão-de-obra, através da procura de
estudo por parte do próprio empresário, surgimento de revistas especializadas e
contratação de empresas de consultoria.
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Quem quer se manter competitivo nesse
mercado deve aproveitar as tendências que surgem para criar diferenciação. As
oportunidades surgem na gestão da higiene e segurança alimentar de seu
estabelecimento, no desenvolvimento de ações que visem a sustentabilidade da
operação, na construção da excelência no atendimento com informações confiáves
e preços honestos, na sofisticação de cardápios através de novas propostas
gastronômicas, nas harmonizações entre alimentos e bebidas buscando o parzer da
refeição e por fim no desenvolvimento de ambientes especiais para a
socialização fincada numa boa refeição.
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Com um bom planejamento, ajuda de
consultorias especializadas, profissionalismo e uma ótima proposta de valor
para o cliente, os empresários estarão aptos para vencer as dificuldades do
mercado de Alimentação fora do Lar e aproveitar suas grandes oportunidades.
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Referências:
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Autor:
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Filipe
Brito
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Nutricionista pela UECE
MBA em Marketing pela FGV
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