CONHECENDO MELHOR O SILÍCIO ORGÂNICO

 
     O Silício Orgânico (Metil silenadriol) é um oligoelemento presente no organismo que faz parte da estrutura do colágeno e da elastina, proteoglicanas e glicoproteínas. Participa ativamente da estrutura da matriz extra celular, atua como ponte entre as macromoléculas do tecido conjuntivo e faz parte da formação de colágeno por agir na enzima prolina hidroxilase.
     O Silício é um elemento chave dos tecidos conjuntivos e da nossa vida pois mesmo em quantidades pequenas desempenha um papel biológico importante. Sua função é desintoxicar e restabelecer as funções vitais do organismo, reequilibrando a comunicação celular. O Silício também mantém a boa saúde das articulações diminuindo a dor e a inflamação e provocando uma gradual regeneração da cartilagem de articulações afetadas.
     A taxa cutânea de silício decresce com a idade, devido à diminuição da assimilação intestinal, sendo uma das causas do envelhecimento cutâneo. O silício desempenha um papel importante na ossificação, através do favorecimento do processo de mineralização.
     Os cogumelos são muito ricos neste elemento. São igualmente ricas em silício as pectinas, em particular as existentes nas cascas dos frutos.  
     Para a Nutrição Estética é aconselhável que o Silício esteja sempre presente em recomendações relacionadas à: firmeza e tonicidade da pele, redução de flacidez, fortalecimento dos cabelos e unhas e reforço de células do sistema imunológico.  
“Cuidar da Alimentação é Cuidar da Vida”
Meninas do Blog
Referências:
Acesso em: 22 Mar. 2012
PUJOL, Ana Paula Pelágio. Nutrição Aplicada à Estética. Rio de Janeiro, RJ: Rubio, 2011.