SUPLEMENTAÇÃO DE ÔMEGA-3 MELHORA QUALIDADE DE VIDA E ESTADO FUNCIONAL DE PACIENTES COM CÂNCER DE PULMÃO


Pesquisadores holandeses publicaram na revista científica European Journal of Clinical Nutrition um estudo que demonstra os efeitos benéficos da suplementação nutricional oral contendo ácidos graxos ômega-3 na melhora da qualidade de vida e estado funcional de pacientes com câncer de pulmão.
.
Trata-se de um ensaio clínico, randomizado que investigou 40 pacientes (21 homens e 19 mulheres) em estágio III de carcinoma de pulmão de células não pequenas, com o objetivo de avaliar os efeitos de um suplemento nutricional oral contendo ácidos graxos ômega-3 sobre a qualidade de vida, desempenho, força de preensão manual e atividade física.
.
Os pacientes foram divididos em dois grupos: grupo intervenção (n=20), que recebeu 480 ml/dia (ProSure®, Abbott Nutrition) de suplemento nutricional contendo 2,02g de ácido eicosapentaenoico (EPA) e 0,92g de ácido docosahexaenoico (DHA) durante cinco semanas; grupo controle (n=20), que recebeu durante cinco semanas 400 ml/dia (Ensure®, Abbott Nutrition) de suplemento nutricional sem EPA e DHA.
.
O grupo de intervenção apresentou melhoras significativas nos parâmetros de qualidade de vida, função física e cognitiva (p <0,01), além de melhor estado de saúde global (p= 0,04) e social (p= 0,04), do que o grupo controle após as cinco semanas de suplementação. A força de preensão manual não diferiu significativamente entre os grupos ao longo do tempo, no entanto, o grupo de intervenção apresentou maiores níveis de atividade física do que o grupo controle após 3 e 5 semanas (p= 0,04 e p= 0,05, respectivamente).
.
“Embora o poder estatístico deste estudo seja limitado, devido ao número pequeno de pacientes avaliados, este é o primeiro ensaio clínico randomizado e controlado que indica os efeitos sobre os parâmetros de qualidade de vida”, destacam os autores.
.
“Portanto, os ácidos graxos ômega-3, EPA e DHA, podem afetar beneficamente qualidade de vida e estado funcional de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas. No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar estes resultados e investigar o efeito dose-resposta desses ácidos graxos durante o tratamento do câncer”, concluem.
.
Referência(s)

van der Meij BS, Langius JA, Spreeuwenberg MD, Slootmaker SM, Paul MA, Smit EF, van Leeuwen PA. Oral nutritional supplements containing n-3 polyunsaturated fatty acids affect quality of life and functional status in lung cancer patients during multimodality treatment: an RCT. Eur J Clin Nutr. 2012. doi: 10.1038/ejcn.2011.214.
.
Fonte:
Nutritotal