MUDANÇAS COMBINADAS NO ESTILO DE VIDA AJUDAM CRIANÇAS A MANTER PERDA DE PESO

Pesquisadores da Alemanha publicaram na revista Clinical Nutrition um estudo que concluiu que intervenção nutricional e mudanças no estilo de vida em crianças com sobrepeso foram eficazes na perda de peso em longo prazo.
.
O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de uma abordagem denominada pelos autores de "Obeldicks Light". Trata-se de um programa de mudança de estilo de vida com base no planejamento nutricional, atividade física, educação e aconselhamento para os pais sobre o comportamento de crianças com sobrepeso.
.
Foram avaliadas 57 crianças, com idade média de 11,8 ± 1,8 anos, com sobrepeso. Dividiu-se dois grupos: o que recebeu a abordagem "Obeldicks Light" (n= 34) e o controle (n= 23).
.
O programa de intervenção foi dividido em duas fases: a primeira, fase intensiva (três meses), em que as crianças e os pais participaram de um curso de educação nutricional e comportamento alimentar. Esta fase foi organizada em seis sessões, todas em grupo, com duração de 1h30min. Além disso, foram realizadas sessões de aconselhamento nutricional individual. A segunda fase, de estabelecimento (três meses), foi realizada uma sessão de aconselhamento nutricional individual e três sessões individuais de aconselhamento para a criança e seus pais (30 min/mês). A terapia do exercício consistiu em correr, jogar bola, dançar, além de incentivar a redução do tempo gasto assistindo televisão ou em jogos de computador.
.
Houve uma redução significativa do índice de massa corporal (IMC, p < 0,001) após seis meses de intervenção. Interessantemente esta redução permaneceu estável mesmo após um ano de intervenção (p < 0,001). A gordura corporal, medida por meio da espessura de dobras cutâneas e bioimpedância elétrica, e a circunferência da cintura diminuíram significativamente no período de intervenção e permaneceu estável após um ano da participação no programa.
.
“Nós fomos capazes de demonstrar que a intervenção “Obeldicks Light”, baseada na combinação de atendimento individual e sessões de grupo, bem como uma educação intensiva dos pais foi efetiva na redução do excesso de peso e melhorou a composição corporal. Isso ocorreu não apenas durante a intervenção, mas também um ano após o seu fim”, concluem os autores.
.
Referência(s)
.
Schaefer A, Winkel K, Finne E, Kolip P, Reinehr T. An effective lifestyle intervention in overweight children: One-year follow-up after the randomized controlled trial on "Obeldicks light". Clin Nutr. 2011 Apr 20.