MODELO DE PIRÂMIDE ALIMENTAR TEM NOVA ABORDAGEM EDUCACIONAL


O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), juntamente com a equipe anti-obesidade comandado pela primeira-dama, Michelle Obama, propuseram substituir a pirâmide alimentar (MyPyramid), por um prato denominado MyPlate.

Este novo modelo tem o objetivo de educar a população sobre os princípios da alimentação saudável, que leva em consideração as diretrizes alimentares para a população americana publicada em 2010. O prato ilustra cinco alimentos que devem fazer parte de uma refeição, dividido nas seguintes seções: frutas, verduras, grãos, proteínas e um círculo menor, ao lado do prato, representando os laticínios.

O motivo da substituição é incentivar mais claramente o maior consumo de frutas e vegetais nas refeições, o que não era possível no modelo da pirâmide alimentar. Além disso, este novo modelo irá alertar os consumidores em relação ao tamanho das porções, maior ingestão de água e menor de refrigerantes e bebidas açucaradas. No entanto, trata-se de uma ferramenta para facilitar a compreensão do público em relação aos hábitos alimentares saudáveis, não excluindo a orientação nutricional individualizada, que deve ser realizada por profissional especializado.

Para auxiliar profissionais e a população geral, a USDA criou uma página na internet para fornecer informações sobre o MyPlate (www.choosemyplate.gov), apresentando as seguintes mensagens principais:

· Aproveite o seu alimento, mas coma menos;
· Evite grandes porções;
· Monte o seu prato com metade de frutas e legumes;
· Consuma leite desnatado ou semi-desnatado;
· Consuma grãos integrais;
· Opte por alimentos com menor teor de sódio;
· Beba bastante água e menos bebidas açucaradas.


Referência(s)

Neuman W. Nutrition Plate Unveiled, Replacing Food Pyramid. Disponível em:
http://www.nytimes.com/2011/06/03/business/03plate.html?_r=1. Acessado em 10/06/2011.

Fonte:
Http://www.nutritotal.com.br/