UMA CARTA DE ATENÇÃO AOS NUTRICIONISTAS LOTADOS EM SECRETÁRIAS DE SAÚDE

CARTA ENVIADA POR NOSSA COLEGA LUCIANA SIQUEIRA

Olá,

Gostaria que todos os nutricionista que estejam lotados em secretaria de saúde dos municípios ficassem atentos para a resolução da CIB estadual de acordo com o trecho abaixo que foi retirado de um e-mail que recebi da coordenação de alimentação e nutrição do estado,é o seguinte:

.
" ... No último dia 13 de maio por ocasião da 5º Reunião Ordinária de 2011 da Comissão Intergestores Bipartite ? CIB/CE ficou estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará a determinação, pelo gestor da saúde, de identificar um coordenador municipal para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional ? SISVAN.
.
Considera-se essa ação prioritária para os governos federal e estadual frente aos resultados obtidos a partir dos dados do Programa Bolsa Família, segunda vigência de 2010, em que mostra crescimento da obesidade e sobrepeso da população cearense atendida por esse programa frente as situações da região Nordeste e do Brasil, e também por considerar a importância do referido sistema para a promoção, prevenção e recuperação da saúde.
.
Esse coordenador será responsável pela implementação da vigilância alimentar e nutricional no município por meio das atividades: sensibilização e capacitação dos profissionais da Atenção Básica no SISVAN seu módulo operacional/ SUS - avaliação nutricional e marcadores do consumo alimentar; e a inserção dos dados no sistema informatizado; consolidação dos dados para diagnóstico da situação alimentar e nutricional. Como resultado servirão como subsídios para a elaboração de políticas, programas e projetos na área de alimentação e nutrição.
.
O envio do nome do coordenador municipal deve se dar até o dia 30 de maio de 2011, por meio de documento para Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde."
.
.
Devemos ficar atentos para que outros profissionais não venham a ocupar um cargo, onde o profissional mais habilitado somos nós nutricionista.
.
Quem está na saúde e atualmente não vem desempenhando ações ligada as políticas de alimentação, cheguem juntos de seus secretários.