CARTA ENVIADA POR NOSSA COLEGA LUCIANA SIQUEIRA
Olá,
Gostaria que todos os nutricionista que estejam lotados em secretaria de saúde dos municípios ficassem atentos para a resolução da CIB estadual de acordo com o trecho abaixo que foi retirado de um e-mail que recebi da coordenação de alimentação e nutrição do estado,é o seguinte:
.
" ... No último dia 13 de maio por ocasião da 5º Reunião Ordinária de 2011 da Comissão Intergestores Bipartite ? CIB/CE ficou estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará a determinação, pelo gestor da saúde, de identificar um coordenador municipal para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional ? SISVAN.
.
Considera-se essa ação prioritária para os governos federal e estadual frente aos resultados obtidos a partir dos dados do Programa Bolsa Família, segunda vigência de 2010, em que mostra crescimento da obesidade e sobrepeso da população cearense atendida por esse programa frente as situações da região Nordeste e do Brasil, e também por considerar a importância do referido sistema para a promoção, prevenção e recuperação da saúde.
.
Esse coordenador será responsável pela implementação da vigilância alimentar e nutricional no município por meio das atividades: sensibilização e capacitação dos profissionais da Atenção Básica no SISVAN seu módulo operacional/ SUS - avaliação nutricional e marcadores do consumo alimentar; e a inserção dos dados no sistema informatizado; consolidação dos dados para diagnóstico da situação alimentar e nutricional. Como resultado servirão como subsídios para a elaboração de políticas, programas e projetos na área de alimentação e nutrição.
.
O envio do nome do coordenador municipal deve se dar até o dia 30 de maio de 2011, por meio de documento para Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde."
.
.Devemos ficar atentos para que outros profissionais não venham a ocupar um cargo, onde o profissional mais habilitado somos nós nutricionista.
.
Quem está na saúde e atualmente não vem desempenhando ações ligada as políticas de alimentação, cheguem juntos de seus secretários.