ABSURDOS DITOS EM REPORTAGENS

Reportagem destaca que se deseja emagrecer, as pessoas devem buscar um médico ao invés de um nutricionista. Em outra reportagem é dito que Shake pode substituir refeição até 4 vezes por semana, segundo médico.

Reportagens estão citadas abaixo.
.
.
.
.
.

Calcule quantas calorias você gasta por dia, em repouso e em exercício.

      Na calculadora abaixo, você descobre quantas calorias seu corpo demanda por dia, considerados fatores como idade, peso, altura, sexo e índice de massa corporal (IMC), este já incluído no cálculo. A taxa de metabolismo basal significa o quanto você precisa para se manter vivo e em repouso.
      Se você é sedentário (mas faz atividades do dia a dia, como ir ao trabalho, tomar banho, se movimentar, etc), pratica exercícios 3 vezes por semana, diariamente ou é atleta, o gasto total aumenta.
      Quem quer emagrecer deve procurar um médico, que pode avaliar qual o seu peso ideal e a quantidade de calorias necessárias por dia para atingir essa meta.

Fonte:


__________________________________________________________

Endocrinologista e consultor tirou dúvidas da internet sobre perda de peso.
Shake pode substituir refeição até 4 vezes por semana, segundo médico.


    Logo após o Bem Estar desta segunda-feira (16), o endocrinologista e consultor Alfredo Halpern respondeu a perguntas sobre perda de peso e efeito sanfona.
     Segundo o especialista, o metabolismo geral de um indivíduo é a soma do metabolismo em repouso (70% do total de queima calórica, variável de pessoa para pessoa), do metabolismo da atividade física e do metabolismo responsável pela queima do que se come (proteínas são mais facilmente consumidas que carboidratos e gorduras).

      O metabolismo da atividade física pode ser acelerado, e os exercícios também ajudam a aumentar os músculos e a massa magra do corpo. Suplementos alimentares não fazem ganhar massa muscular – o que faz isso é ganhar peso e malhar. Ao engordar, uma pessoa adquire metade do peso em gordura e metade em massa magra. Hormônio do crescimento, testosterona e anabolizantes podem elevar o percentual de músculos, mas prejudicam a saúde e podem até matar.
       Perder e ganhar peso continuamente também pode deformar o corpo e causar estrias (rompimento de fibras embaixo da pele), por isso essa oscilação deve ser evitada. Em algumas mulheres, anticoncepcionais podem engordar – e em geral não adianta mudar de marca. As que têm essa tendência também correm maior risco de ganhar peso na gravidez.
       Ração humana e shakes ajudam a emagrecer, disse Halpern. Esses produtos contêm nutrientes e uma quantidade de calorias menor que as de uma refeição normal. Mas é preciso ficar atento à procedência deles e fazer a substituição por shakes no máximo três ou quatro vezes por semana.
      De acordo com Halpern, o fator emocional, como ansiedade, o estresse e a depressão, também influencia no ganho e também na perda de peso.
      Por fim, o médico disse que remédios para emagrecer dificilmente causam dependência, como é o caso dos anfetamínicos. Pacientes com histórico de dependência – por álcool ou drogas – não devem tomar esses medicamentos.
     Halpern criticou o preconceito que existe contra obesos e remédios para emagrecer, cuja aprovação pela Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é mais difícil que outros, sob alegação de dependência, problemas de pressão e frequência cardíaca, entre outros problemas. De acordo com ele, todos os remédios podem ter efeitos colaterais, não apenas esses.

Fonte:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/shakes-podem-substituir-refeicoes-ate-4-vezes-por-semana-diz-halpern.html

__________________________________________________________________________________

Nossa colega Suyane Mesquita que estuda Nutrição na UECE quem achou a reportagem e logo após respondeu a reportagem com os seguintes argumentos:

Os shakes não podem substituir uma refeição e uma orientação nutricional como essas é atribuição privativa do nutricionista como diz a LEI Nº 8.234, DE 17 DE SETEMBRO DE 1.991 (DOU 18/09/1991) - artigo 1 e a RESOLUÇÃO CFN N° 380/2005 Prescrição Dietética – atividade privativa do nutricionista que compõe a assistência prestada ao cliente ou paciente em ambiente hospitalar, ambulatorial, consultório ou em domicílio, que envolve o planejamento dietético, devendo ser elaborada com base nas diretrizes estabelecidas no diagnóstico nutricional, procedimento este que deve ser acompanhado de assinatura e número da inscrição no CRN do nutricionista responsável pela prescrição. Resposta para a obesidade é a reeducação alimentar e não remédios e shakes!

Fiquei impressionada quando terminei de ler essa reportagem! Alguém que quer emagrecer deve procurar um médico? O profissional autorizado a prescrever dietas não seria o NUTRICIONISTA? A LEI Nº 8.234, DE 17 DE SETEMBRO DE 1.991 (DOU 18/09/1991) Art. 1º. e a RESOLUÇÃO CFN N° 380/2005 diz: Prescrição Dietética – atividade privativa do nutricionista que compõe a assistência prestada ao cliente ou paciente em ambiente hospitalar, ambulatorial, consultório ou em domicílio, que envolve o planejamento dietético, devendo ser elaborada com base nas diretrizes estabelecidas no diagnóstico nutricional, procedimento este que deve ser acompanhado de assinatura e número da inscrição no CRN do nutricionista responsável pela prescrição. Tendo em em vista, que somente o profissional de Nutrição pode prescrever dietas, fico impressionada que uma emissora do porte da Rede Globo passe aos seus espectadores que o médico é o profissional mais indicado quando se quer alguma orientação nutricional.

Se as reportagens deixaram vocês tão indignados quanto eu fiquei, peço o apoio de vocês para responderem em favor da nossa categoria e repassarem para os demais colegas da nutrição.

Atenciosamente.